6 Razões para Monitorar sua Empresa nas Redes Sociais.
Mais do que um Novo Canal de Comunicação, as Redes Sociais são
uma Fonte Infinita de Informações Sobre a sua Marca e o seu Mercado. Fazer um
Bom Trabalho de Geração de Conteúdo no Facebook, Twitter, Linkedin e Afins é tão
Importante quanto Fazer o Monitoramento da sua Marca Nesses Meios. Neste Post
Vamos Apresentar 6 Razões para Você Repensar a sua Postura nas Redes Sociais em
Relação à sua Marca. Confira!
Checar a Imagem da Marca
Analisar
os Comentários Positivos e Negativos em Relação à sua Marca é um Importante
Norteador para o Trabalho de Comunicação em Qualquer Meio. As Redes Sociais são
o “Confessionário” do Século XXI, onde as Pessoas Expõem suas Frustrações e
Pensamentos, Inclusive sobre a sua Marca. Não deixe essas Informações ficarem
Perdidas na Internet. Use essas Opiniões como uma Valiosa Fonte de Informações.
Analisar
o Impacto das suas Ações
Seja
uma Ação Simples no Facebook ou uma Campanha Gigantesca na Televisão, o Melhor
lugar para Avaliar o Feedback do seu Público, Descobrir o quanto essa Ação Gerou de Buzz, como os Seguidores Receberam, e, Principalmente, Medir o Grau de Penetração da sua Campanha, são as Redes Sociais. Criar Algo e não Monitorar a Resposta do Público é como Atirar uma Flecha sem se Importar se ela Atingiu o Alvo.
Dar
Feedback
Muitas
Vezes, o seu Usuário faz um Comentário sobre a sua Marca na Rede sem Esperar
uma Resposta. No entanto, dar um Feedback pode Mudar Drasticamente a Opinião do
seu Público. Seja uma Crítica ou um Elogio, sua Marca só tem a Ganhar, pois de
uma Forma ou de Outra seu Público sentirá o Quanto ele é Importante para Você.
Estabelecer
o Grau de Envolvimento com a Empresa
Uma
Vez que Você Conseguiu Criar uma Boa Relação com seus Consumidores, Você deve
Cuidar dela. Manter um Envolvimento Próximo e Constante com os Seguidores da
Marca é Essencial, pois a Opinião deles Será Fundamental para o seu Negócio. Sem
esse Cuidado Diário, todo o seu Trabalho para Fidelizar seu Público Poderá não
Servir de Nada.
Identificar
Oportunidades de Mercado
Acredite,
seus Seguidores Sabem Muito Sobre a sua Marca. Eles Podem dar Dicas e Sugerir
Caminhos muito Oportunos por Meio das Redes Sociais. Algumas Companhias Gastam
Fortunas com Especialistas para Identificar uma Oportunidade de Crescimento de
Negócios, quando a Resposta pode estar Muito mais Perto do que Você Imagina.
Aprender
com o seu Público
Não
Menospreze o Conhecimento do seu Público, Pois sem ele o seu Negócio não se
Sustentará. Ele Pode te Ajudar a Melhorar um Produto ou Serviço que Você Oferece
ou Indicar Novas Práticas e Caminhos. Afinal, os Clientes Fazem Parte da sua
Marca e estão Olhando para ela de um Ponto de Vista que Você Talvez não Consiga
Enxergar.
Viu como é Importante Acompanhar a sua Marca nas Redes Sociais? Um Bom Monitoramento Pode ser um Aliado Poderoso e uma Fonte Inesgotável de Ideias e Caminhos para a sua Empresa. Então Comece desde já a Prestar Atenção no que seu Público tem a dizer.
Viu como é Importante Acompanhar a sua Marca nas Redes Sociais? Um Bom Monitoramento Pode ser um Aliado Poderoso e uma Fonte Inesgotável de Ideias e Caminhos para a sua Empresa. Então Comece desde já a Prestar Atenção no que seu Público tem a dizer.
4 Coisas que as Marcas mais Valiosas têm em Comum
Uma Onda Branca e Vermelha, uma Sereia Branca e Verde com
duas Caudas, uma Janela. Ao Pensarmos de Forma Descontextualizada Pode Parecer
uma Loucura Imaginar que estas sejam Representações de Algumas das Marcas mais
Valiosas do Mundo.
A Pergunta que Move o Pensamento de Designers e Especialistas
em Marcas é Justamente Saber o que elas têm em Comum. A Resposta Contempla as Boas
Práticas e como Adequá-las à Realidade e Mercado.). Neste Post Vamos Dividir o
Segredo dessas Empresas com Você. Confira!
1. As Marcas mais Valiosas se Destacam na Competição
Já Reparou que as Marcas mais Valiosas Despontam em Mercados
Altamente Competitivos? Isso não é Mera Coincidência. Na Verdade, é a Partir da
Escolha Oferecida aos Consumidores que se Torna Possível Descobrir o Quanto
elas Significam.
As Ações e Campanhas de Marketing Mostram e Evidênciam os Aspectos
pelos Quais Elas se Diferenciam das Demais, como Qualidade, Experiência do Cliente,
Entre Outros. Ou seja, essas Empresas Buscam Colocar o Cliente em Primeiro Lugar
para Poder, não Apenas, Atender às Demandas, mas Criar Tendências.
2. As Marcas Apostam na Relevância para o Consumidor
O Destaque a partir da Relevância só Acontece quando uma Marca
Consegue ser uma Resposta às Necessidades e aos Desejos do seu Público-Alvo. E
não Adianta fazer isso Apenas uma Vez. É Fundamental a Renovação Contínua da Mensagem
diante dos Clientes, seja no Produto ou Serviço em si ou nos seus Meios de Produção.
Ao se Tornar Relevante, a Marca Acaba Conquistando um Espaço
no Lado Emocional de seus Clientes, Algo que, quando Trabalhado, Cria e Reforça
a Lealdade, um Poderoso Diferencial para Conquistar e Manter a Fatia de Mercado.
3. Elas Cumprem a Promessa Feita Junto ao Consumidor
É Extremamente Reconfortante Encontrar um “Porto Seguro”, Certo?
Não Precisa ser um Lugar, mas uma Sensação de que Tudo Vai dar Certo. Não é Diferente
na Escolha de um Produto de uma Determinada Marca.
As Marcas mais Valiosas Prezam — Muito — por essa Promessa Feita.
Uma Frustração das Expectativas do Cliente é Mais do que Apenas uma Compra Ruim:
é uma Experiência Negativa, que o Leva para Longe do “Porto Seguro” Prometido
em seu Posicionamento. Algo a se Evitar a Todo Custo.
4. Elas Mantêm uma Única — e Forte — Mensagem
Já Reparou como Algumas Marcas Conseguem Transcender a Barreira
de Diferentes Idiomas e Culturas, Uniformizando sua Mensagem Mundialmente? As Adaptações
às Necessidades Locais Existem, as Diferentes Equipes Locais Também, mas o Núcleo
Permanece Inalterado.
Mágica? Não. Na Verdade, isso é o Resultado de uma Forte e Contínua
Estratégia de Marketing, que Trabalha cada Ação e Campanha dentro de um Projeto
Maior de Construção e Gestão de Marca, com Objetivos Muito Claros, a Curto, Médio
e Longo Prazo.
Estudar as Marcas mais Valiosas é uma Lição e Tanto! Por
isso, Continue Acompanhando nossas Dicas de como Alavancar a sua Marca no Mercado.
E Você, Conhece Alguma outra Característica Comum das Grandes
Marcas?
Como Criar Logotipos?
Dois
Arcos Dourados Formando um “M”, a Silhueta de uma Maçã “Mordida” — essas
Imagens te Remetem a Alguma Coisa? Ao Visualizá-las, nos Lembramos
Imediatamente das Marcas que elas Representam. São Logotipos Muito Bem
Pensados, mas que Passaram por um Longo Processo de Construção. Neste post Você
vai Aprender como Criar Logotipos que Sejam Impactantes, Representativos e que
Fiquem na Mente das Pessoas. Vamos lá?
Para
conquistar a Confiança das pessoas, uma Empresa deve Explicar de Forma Bem
Clara Quem Ela é — Seus Valores, Conceitos e seu Posicionamento de Mercado. Tudo
isso Poderia estar Descrito em um Documento Público, Extenso e Detalhado. Mas
Será que Isso Seria de Interesse do Público? É aí que Entra o Logotipo, uma
Representação Visual da Empresa ou Organização. Toda essa Carga Informativa,
Conceitual e Emocional fica Concentrada em uma Única Imagem, com Formas, Cores
e Letras, e deve ser Imediatamente Reconhecida e Absorvida pelo Público, Estimulando
seus Sentimentos, Sensações e Emoções.
Defina
os Ideais que a Empresa quer Transmitir
Antes
de Qualquer Coisa, é Necessário ter Bem Definido quais são os Conceitos, Ideais
e Valores da Empresa ou Organização. Uma Empresa de Logística pode ter “Agilidade”
como Posicionamento, Enquanto uma Fábrica de Alimentos Orgânicos e Naturais
pode Apresentar “Saúde” ou “Bem-Estar” como Ideais. Sem esse Tipo de Auto
Conhecimento e Identificação, Nenhuma Empresa Consegue Estabelecer qualquer
Tipo de Comunicação e Vínculo Emocional com o Público.
Faça
Brainstorm e Pesquisa
Uma
Vez Definidos os Conceitos e Espírito da Marca, é Hora de Fazer um Brainstorm. Nesse
Momento, Muitas Idéias Aparecerão, e não se Pode Descartar Nenhuma que Venha à Mente
— por pior que possa parecer, ela pode servir de referência futuramente. Dezenas
ou centenas de Idéias Depois, Algumas Poucas Poderão ser Selecionadas. Elas Serão
Ótimos Pontos de Partida.
É Necessário
Também Fazer uma Pesquisa Extensa sobre Outras Soluções em Logotipos Utilizados
por Empresas, Tanto do Mesmo Segmento Quanto de Outros. O que já foi Feito é Sempre
uma Grande Fonte de Referência e Inspiração, sem Necessariamente ser Cópia.
Acerte
no Visual
A
Escolha dos Elementos Visuais do Logotipo é tão Importante quanto a Definição
dos Conceitos que a Empresa Transmite, e os dois Aspectos estão Intimamente
Ligados. Por Exemplo, Formas Retas e Agressivas Provocam nas Pessoas Emoções e
Sensações Diferentes do que Formas Arredondadas e Suaves. O Mesmo Pode ser Dito
de Cores Quentes e Frias e Tipologias com Formatos Diferenciados.
Cuidados
são Imprescindíveis nesse Processo, Principalmente quando Falamos de Plágio. Citamos
a Pesquisa de Logotipos de Outras Empresas Anteriormente, e seus Resultados
devem Servir Apenas como Inspiração e Referência, Nunca como Base de Cópia. Um
Logotipo Muito Parecido com Outro é Geralmente Rejeitado pelo Público, ou no Mínimo
Transmite Sensação de Falta de Seriedade e Profissionalismo. Busque Sempre pela
Diferenciação.
Nessa
Etapa é Importante o Acompanhamento de um Profissional de Design, de Preferência
que tenha Vivência de Mercado e Formação na Área — essa Especificidade é Muito
Importante na Hora de Definir o que é Melhor para Cada tipo de Negócio, Sempre
em Função dos Conceitos Definidos dentro da Plataforma da Marca.
4 Sinais de que é Hora de Mudar a Cara da Empresa
A
Identidade Visual de uma Empresa diz muito sobre o Negócio. Ela Transmite de
Maneira Sutil os Valores, Missão, Propósito, seu Produto e também o seu
Posicionamento no Mercado. Ou seja, sua Identidade Visual é a Cara da sua Marca.
Ela é a Linha de Frente e Provavelmente será a Primeira Impressão do Público
sobre a sua Marca. Nesse sentido, o Logotipo não deverá ser Alterado a todo
Momento. Contudo, em Algumas Situações essa Mudança é Aconselhável ou Mesmo
Necessária. Neste Post vamos Analisar Quatro delas para você Checar se a sua
Marca está Precisando de uma Cara Nova. Confira!
Temporalidade
Quando
Você fica por muito Tempo com uma Marca, Ótimos Ganhos Aparecem. Afinal, Aquela
Imagem já está Fixada na Mente do seu Público e suas Cores e Formas Prontamente
Remetem ao seu Negócio. Entretanto, com o Passar dos Anos as Tecnologias vão
Avançando e os Valores Estéticos Também sofrem Mudanças. Isso Faz com que a sua
Imagem e, Consequentemente, a sua Marca, Fiquem com a Sensação de estarem
Paradas no Tempo. Essa não é uma Situação Desejável. Mesmo que sua Marca tenha
como um dos Valores a “Tradição”, esse Princípio deve ser Transmitido com
Conceitos Modernos. Nesse caso, sua Marca só precisará de uma “Redesign”, sem
ser Necessária uma Mudança Drástica de Simbologia.
Novos
Valores e Missões
A
Marca Nada mais é do que o Reflexo das Pessoas que estão por trás dela. Nesse
Sentido, Valores, Crenças e Objetivos Mudam, e a Marca da Empresa deve Adaptar-se
às Mudanças. Assim, a Identidade Visual deve Transmitir os Principais Valores
da sua Empresa para o seu Público.
Novos
Mercados
Sua
Empresa Cresceu, se Expandiu, e está Explorando Novos Caminhos com Produtos ou
Serviços que Antes não Explorava. Se esse for o Caso, sua Marca pode estar
Representando Apenas uma Parte do todo que é a sua Empresa.
Outra
Situação é a Desistência de Atuar em um Mercado para Explorar um Novo. Ora,
Mercados Inéditos Envolvem uma Abordagem diferente. Outras Práticas são usadas,
Assim como há a Valorização de Elementos diferentes. Sua Identidade Visual deve
Acompanhar essa Mudança.
Mudança
de Posicionamento
Sua
Empresa muitas Vezes tem uma Identidade Visual Atual, que Transmite os seus
Valores, e o Mercado é o Mesmo, mas, Ainda Assim, Você quer Mudar a sua
Abordagem Frente ao Público. Essa Motivação pode ter Aparecido devido a um
Concorrente que Surgiu, Cresceu, ou às Vezes foi Você mesmo que Expandiu. Seja
lá o Motivo, Você quer Ocupar um Novo Lugar no Mercado e na Cabeça dos
Consumidores. Esse é um Caso Clássico de uma Mudança de Logotipo e podem
Ocorrer Mudanças Drásticas nas Formas e Cores que Compõem a sua Marca. Tudo
para Transmitir ao seu Público esse Novo lugar que Você quer Ocupar.
O
Importante é Avaliar se com essa Mudança Você terá Mais a Ganhar ou a Perder. Claro
que uma Alteração de Marca sempre Envolve uma Perda, pois Implica uma Reconstrução
no Imaginário das Pessoas do que Significa a sua Empresa. Mas em Algumas Situações,
como as Listadas, essa Mudança Vem para Ajudar, e Você terá Muito Mais a Ganhar!
Agora
que Você já Sabe quais são os Sinais de que é Hora de Mudar, Lembre-se de
Revisar esses Pontos de Tempos em Tempos para que seus Clientes, Colaboradores
e todos os Envolvidos tenham Sempre a Impressão mais Fiel Possível sobre o que
de Fato é a sua Marca. E Você, já Passou por esse Processo de Mudança na sua Empresa?
3 Provas que a sua Empresa deve se Preocupar em Conversar
com Pessoas Reais
Conectividade
e Redes Sociais estão no Âmago da Comunicação nos dias de Hoje. As Empresas não
deixaram de lado Canais Massificados como a TV, as Revistas e a Rádio, mas há muito
mais Alternativas que são Essenciais Basicamente porque o Público está Presente
por lá.
E
neste Sentido Cada vez Mais Companhias Voltando suas Atenções a Maneiras mais
Efetivas para Consolidar sua Comunicação, Direcionando Estrategicamente seus
Esforços de Mídia nos Ambientes Digitais. Esse Perfil Multicanal da Comunicação
Contemporânea Trouxe a Necessidade das Marcas se Portarem de uma Maneira
diferente, mais Realista e Inteligente, com o Foco no seu Consumidor e não em
uma Massa que se Encaixe dentro de um Perfil Amplamente Desenhado.
Por
isso, Trouxemos 3 Provas de que a sua Empresa deve se Preocupar em Conversar
com Pessoas Reais, Construindo sua Presença Online em torno dos
Relacionamentos, Ricos e Frutíferos para os Negócios em Curto, Médio e Longo
Prazos:
1. Os
Canais de Comunicação de Hoje são Multi Direcionais
O
Mito de que a Comunicação Institucional é de via Única já Caiu faz Tempo. A
Natureza do Marketing Digital, principalmente das Redes Sociais, é de que a
Conversação é Multi Direcional, partindo
de todas as Partes Envolvidas. Isso Significa que a Comunicação Institucional,
a Publicidade e o Conteúdo Produzido pela sua Empresa serão Vistos, mas que a
Voz do Consumidor também é Parte Ativa nessa Equação, e deve ser Levada em
Consideração ao se Buscar Objetivos Bem Estabelecidos.
Lembre-se
Sempre que as Pessoas vão Procurar sua Empresa em Vários Canais: no Facebook,
no Twitter, no Formulário de Contato do Site, nas Comunidades e Fóruns Online,
no Reclame Aqui, e Muito Mais. E elas vão Procurar por Motivos diversos. Observe
a Sequência de Canais Citados Acima e Responda: Em qual deles Você Prefere
Interagir com o seu Público? É Melhor Fazê-lo Proativamente quando Viável, e
Reativamente quando Necessário, da Forma Mais Ágil Possível.
2. Seus
Consumidores são Pessoas Reais
Em
Aulas de Marketing e Estratégias de Negócios Costuma-se Ensinar Técnicas para
se tentar Segmentar tanto seus Produtos e Serviços quanto a sua Estratégia
Mercadológica ao Público Ideal. Mas o que Poucos Levam em Conta é que Personas
Criadas a partir de Pesquisas e Estudos não Representam, Necessariamente, cada
um dos seus Consumidores de Verdade, pois Cada um deles é um Indivíduo com
Características e Gostos Próprios, um ser Único que não pode ser 100%
Enquadrado dentro de Rótulos e Conceitos Pré-Estabelecidos por Alguém.
Isso
Significa que a Comunicação deve ser a mais Pessoal Possível, Transmitindo ao
Consumidor Segurança, Sensação de que está sendo Tratado como uma Pessoa Única
e Importante para todo o Processo. O que, de Fato, é Verdade.
3. A
Linguagem das Empresas está Cada Vez mais Humanizada
Um
dos Perfis Institucionais mais Famosos entre todos no Twitter hoje em dia no
Brasil é o Pinguim do Ponto Frio. Muitos podem Pensar que é Porque ele Trata as
Mensagens Transmitidas neste Canal com Humor, ou por se Tratar de um Personagem
Simpático, ou Ainda pela Agilidade que ele trata cada Interação neste Canal.
Todas
essas Afirmações Podem ser Verdadeiras, Porém o Sucesso do Twitter do Pinguim
se deve à Humanização da sua Linguagem. O Pinguim Fala a Mesma Língua dos Usuários
desta Rede Social, Abusa do Humor, mas tem por trás uma Estrutura de Suporte
que o Permite Manter uma Qualidade de Atendimento que o Brasileiro Ainda não
Estava Acostumado.
Assim
como o Pinguim, as Marcas Podem (e devem) ser Humanizadas. Não Necessariamente é
Preciso fazer o uso do Humor, e também não Precisa Adotar um Mascote, mas é preciso
Falar a mesma Língua do Consumidor. E para Isso, nada Melhor do que Conversar
com Pessoas de Verdade. Afinal de Contas, é o seu Consumidor. Sua Empresa ainda
pode se Beneficiar de um Relacionamento com o Público, Coletando Informações e
Entendendo Melhor os seus Hábitos de Consumo. Para Isso, é Necessário se
Comunicar com Honestidade e Agilidade, Mantendo o seu Público-Alvo no Mesmo Nível
que Você, Tratando-o com Respeito e Cordialidade. Assim como uma Conversa “Presencial”.
É Necessário ser Real para Conversar com Pessoas Reais.
Assim como o Pinguim, as Marcas Podem (e devem)
ser Humanizadas. Não Necessariamente é Preciso fazer o uso do Humor, e também não
Precisa Adotar um Mascote, mas é preciso Falar a mesma Língua do Consumidor. E
para Isso, nada Melhor do que Conversar com Pessoas de Verdade. Afinal de
Contas, é o seu Consumidor. Sua Empresa ainda pode se Beneficiar de um
Relacionamento com o Público, Coletando Informações e Entendendo Melhor os seus
Hábitos de Consumo. Para Isso, é Necessário se Comunicar com Honestidade e
Agilidade, Mantendo o seu Público-Alvo no Mesmo Nível que Você, Tratando-o com
Respeito e Cordialidade. Assim como uma Conversa “Presencial”. É Necessário ser
Real para Conversar com Pessoas Reais.
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